Segunda à sexta, das 8h às 19h.
Gelatinosas, rígidas, tóricas, multifocais, coloridas, portadores de ceratocone, pós-cirurgias corneanas.
As lentes de contato tem diversas finalidades, dentre elas: Correção para miopia, hipermetropia, astigmatismo, finalidade estética, ou terapêutica, quando a lente é usada para tratar uma determinada patologia.
As lentes de contato podem ser classificadas, de acordo com o material com que são produzidas, em rígidas ou gelatinosas. A indicação e escolha de uso entre cada uma delas varia de acordo com o grau de cada pessoa, a finalidade do uso, a patologia, correção da presbiopia, lentes estéticas ou coloridas.
Existe um outro tipo específico de lente de contato, que são as lentes de contato esclerais. Estas possuem um diâmetro maior, quando comparado às rígidas e às gelatinosas e são indicadas principalmente em patologias que geram um astigmatismo alto e irregular, como nos casos de ceratocone avançado, pós-ceratotomia radial, pós-transplante de córnea e pós-trauma. Além disso, essa modalidade tem uma boa indicação em pacientes que possuem um olho seco grave, frequentemente relacionado às doenças auto-imunes como na síndrome de Sjogren e Artrite Reumatóide, pela capacidade de manter uma câmara úmida sobre a córnea e melhorar a sintomatologia dos pacientes.
As lentes de contato interferem em maior ou menor intensidade sobre a fisiologia da córnea. O papel do médico, enquanto adaptador de lentes de contato, é fazer com que a lente agrida o mínimo possível a córnea e a superfície ocular. O processo de adaptação de lente de contato começa com um exame oftalmológico completo, onde se realizam exames complementares para avaliar a curvatura da córnea. Após, se procede o teste de adaptação em que se coloca a lente no olho do paciente, avaliando a acuidade visual, o conforto e tolerância, bem como a relação da lente com a superfície ocular, a qual deve permanecer saudável e proporcionar uma boa oxigenação, a fim de evitar o desenvolvimento de alguma patologia. A última etapa da adaptação é aprender a colocação e remoção das lentes, bem como a orientação sobre os cuidados gerais com higiene, armazenamento e o uso adequado das lentes.
Faça uma avaliação como o seu oftalmologista e saiba qual a lente ideal para seu caso. A equipe da Pró-Visão Moinhos está à sua disposição. Entre em contato e agende uma consulta.